Sustentabilidade

Cuidado com o meio ambiente

Acreditamos que para promover desenvolvimento, é indispensável o pilar da preservação ambiental. Nossa linha de transmissão passa por quatro diferentes biomas, de valor biológico incalculável, entre eles, o amazônico, pantanal e o cerrado. Por isso, desde sua concepção, o projeto investiu na adoção de torres estaiadas, que promovem o mínimo de desmatamento e degradação do entorno. A altura das torres também é um destaque, fazendo com a linha passe por cima da vegetação.

Torres com até 87m de altura

Quintais e Entre Rios: o bordado como ferramenta de educação e participação social.

Como parte do licenciamento ambiental, apoiamos dois programas de educação ambiental que usam a arte do bordado para transmitir conceitos ambientais, engajar e incluir as comunidades de 11 municípios.

Além de promover a educação ambiental, os projetos também permitem o resgate da autoestima das comunidades e geram renda com o bordado, valorizando o patrimônio cultural da região.

Os bordados do projeto Entre Rios estiveram em exibição em Brasília, na Galeria Térreo do Museu Nacional da República, com 15 painéis. Além disso, representantes de grupos de bordado também participaram do Fórum Mundial da Água em 2018.

Os projetos atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

Projeto Entre Rios

Fomenta a reflexão sobre o uso sustentável dos recursos hídricos, com mobilização e comunicação de riscos relacionados a cursos d'água e nascentes na região do entorno e valorização do patrimônio cultural local.

262 bordadeiras capacitadas

4 estados e 9 municípios impactados:

 
 

Projeto Quintais

  • Remanejo de quintais que ofereciam riscos à saúde, com retirada de lixo, entulho e água empoçada.
  • Estímulo à produção orgânica nos quintais, com oficinas de agroecologia, assessoria técnica para plantio e distribuição de mudas e adubo orgânico.
  • Bordado fomenta a interpretação artística da relação entre moradores e quintais locais.

60 quintais remanejados.

56 quintais e 4 escolas públicas com produção orgânica.

60 pessoas impactadas em oficinas de agroecologia.

8 monitores capacitados para suporte à comunidade.

Presença na comunidade do entorno

Como parte de nosso programa social, compromisso estabelecido nos financiamentos no BNDES e para contribuir com a comunidade do entorno de nossas instalações, apoiamos, ao longo de nossa linha de transmissão, diversos projetos de impacto socioambiental positivo, que resultam em maior inclusão social, educação socioambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades impactadas.

O programa social tem como base a construção de novas sedes do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, órgão que busca prevenir situações de vulnerabilidade social por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Projeto Social CRAS ALTO PARAÍSO - RO

Construímos uma nova sede do CRAS, unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), num total de 355,30 m2 de área construída.

Conheça o projeto!

Projeto Social CRAS I e CRAS II JARU - RO

Construímos duas unidades do CRAS, unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com total de 183,23 m2 em Jaru - RO.

Conheça o projeto!

Projeto Social CRAS Morar Melhor II JI-PARANÁ - RO

Uma nova sede do CRAS, unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi construída em Ji-Paraná - RO em um total de 169,08 m2.

Conheça o projeto!

Projeto Social CREAS Novo Amanhecer OURO PRETO DO OESTE - RO

O município de Ouro Preto do Oeste - RO recebeu de nosso programa uma sede própria do CREAS, unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em duas unidades do CRAS com 251,13 m2.

Conheça o projeto!

Projeto Social Reforma do Centro Comunitário Municipal de Educação e Esporte Integral ITÁPOLIS - SP

A cidade paulista de Itápolis recebeu a reforma do Centro Comunitário de Educação e Esporte Integral. O espaço promove a atividade esportiva e educacional à população, beneficiando diretamente cerca de 4 mil crianças e jovens.

Conheça o projeto!

Projeto Social Centro de Saúde de Jauru JAURU - MT

O município de Jauru - MT recebeu um projeto de amparo à saúde, com a entrega de um Centro de Saúde composto por uma farmácia municipal, um centro de reabilitação, uma Unidade da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde, bem como vestiários para pacientes, piscina terapêutica e abrigo para resíduos e casa de gás. No total, são 754,20 m2 de área construída. Além disso, foram contempladas a aquisição de um micro-ônibus e uma ambulância.

Conheça o projeto!

Projeto Social CRAS Cruzeiro do Sul e CRAS CECAP ARARAQUARA - SP

A cidade de Araraquara - SP recebeu duas novas unidades do CRAS, para as sedes próprias do Centro de Referência de Assistência Social “Ida Garcia da Cruz” - CRAS Cruzeiro do Sul, e Centro de Referência de Assistência Social “Beatriz Rama Porsani” - CRAS CECAP, unidades de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O projeto proporcionou a ampliação do número de famílias cadastradas e atendidas anualmente.

Conheça o projeto!

Projeto Social CRAS Morar melhor II e Centro de Artes Marciais JI-PARANÁ - RO

Uma nova sede do CRAS, unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi construída em Ji-Paraná - RO, em um total de 169,08 m2 e também um novo Centro Esportivo de Artes Marciais, com 986,10 m².

Conheça o projeto!

Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens

Documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com base nas informações obtidas pelo eSocial/RAIS e Portal Emprega Brasil, conforme Lei nº 14.611/2023.

1º Semestre de 2024

2º Semestre de 2024